De Fato News

 Ultímas Notícias

SECA – Estiagem deixa Sanepar em alerta em Cafelândia

SECA – Estiagem deixa Sanepar em alerta em Cafelândia
Outubro 14
14:44 2019

     

    “Falta de chuvas reduziu volume de água dos poços que abastecem o município. Uso racional da água é fundamental para evitar desabastecimento”

A Sanepar informa que a longa estiagem que está ocorrendo no Paraná reduziu o volume de água dos cinco poços que abastecem aos moradores de Cafelândia. Aliado a isso, o consumo em razão das altas temperaturas tem se mantido em aproximadamente 25% acima da média.

Portanto, neste período, a água deve ser usada para alimentação, higiene pessoal e limpeza da casa, sem desperdícios. Se todos utilizarem a água de forma racional, ela será suficiente para toda a população.

Uso racional

A economia, além ser um fator de consciência ecológica, também faz bem para o bolso do consumidor. Por isso, sempre vale lembrar algumas dicas de como usar adequadamente a água tratada.

– Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

– A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

– A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

– Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

– Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

– Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

– Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

– Molhar as plantas e gramas após as 21 horas, horário em que o consumo de água é menor e também em que as plantas têm melhor absorção da água

 Cuidado com as piscinas

No caso das piscinas de fibra ou alvenaria é essencial que elas tenham sistema de filtragem e que a limpeza seja realizada preferencialmente por profissionais especializados. A manutenção é garantia de saúde dos frequentadores e de economia de água.

Em relação às piscinas plásticas há duas dicas essenciais para quem quiser contribuir e evitar desperdícios. Uma delas é cobrir a piscina quando ela não estiver sendo utilizada pois evita que sujeiras caiam na água. A outra dica é não descartar todos os dias a água, evitando o gasto excessivo com a reposição da água. Para manter a qualidade desses reservatórios, o morador pode adicionar uma colher (das de sopa) de água sanitária comum para cada mil litros de água.

 

Facebook Comments

Compartilhar

SOBRE O AUTOR

Maira Ribeiro

Maira Ribeiro

ARTIGOS RELACIONADOS

0 Comentário

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo??

ESCREVER UM COMENTÁRIO

ESCREVER UM COMENTÁRIO