De Fato News

 Ultímas Notícias

“Conselho Tutelar, sua importância e de seus Conselheiros.”

“Conselho Tutelar, sua importância e de seus Conselheiros.”
Outubro 04
14:48 2019

Nosso dia-a-dia é repleto de correrias, sem trabalho, em casa com família e filhos, e sem fim de contas nos latas de forma que acabamos deixando de lado coisas importantes, mesmo que não façam parte de suas vidas, estão ali, completando nosso cotidiano.

É o caso das eleições, onde fazer uma pergunta simples: Por que votar? De forma geral, um questionário simples e que leva várias respostas, porém, mais ouvidas é devido à obrigatoriedade de voto, que uma legislação de nosso país ou país ou cidadão brasileiro sai de sua zona de conforto para fazer sua escolha.

Mas, se fosse facultativo ou direito de voto aqui no Brasil, você cumpria com seu dever de cidadão? Se você se deslocar em domingo, dia de descanso para fazer a sua escolha?

Essa é uma reflexão que leva a provar neste dia 06 de outubro de 2019, qual é o verdadeiro papel da sociedade. O dia em que teremos a oportunidade de escolher um dos cinco representantes comporem o Mandel de Conselheiros Tutelares de nossos municípios. Será que haverá um número expressivo de eleitores que sairá neste domingo de suas casas, de seu descanso de forma voluntária para cumprir seu papel de cidadão?

Se todo cidadão com direito a voto entender a importância do Conselho Tutelar e o papel fundamental de um conselheiro, com certeza tomará em suas mãos seus documentos e cumprirá o direito de escolha.

O Conselho Tutelar TEM papel essencial na sociedade, Conforme Gabriela Rodrigues Um Órgão fundamentais na Luta Pelos DIREITOS das Crianças e dos adolescentes. Essa é uma definição precisa para a atuação do Conselho Tutelar. O papel dos profissionais que fazem parte desta mudança extrema é a importância para o desenvolvimento pleno da nossa sociedade: são aqueles que desempenham como intermediários entre os meninos e meninas em situações de vulnerabilidade e os órgãos do Sistema de garantia dos direitos que vão realizar ou os quais atendimento, requisitando serviços e aplicando medidas protetivas. ”

Segundo o Artigo 131, ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, O Conselho Tutelar é Órgão Permanente e Autônomo, Não Jurídico, Requerido pela Sociedade de Zelar pelo Cumprimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, conforme Lei 8069/90.

Bem, vimos uma grande importância em cumprir nosso papel como cidadãos, principalmente em escolher com responsabilidade um bom candidato, que tenha idoneidade moral, boa conduta na sociedade, pois serão eles que podem executar diante de trabalhos de proteção de crianças e adolescentes de nossos município por quatro anos. O conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis ​​pelas crianças e adolescentes, dentre diversas funções constantes no ECA atribuídas a eles.

Neste dia, vamos deixar o nosso estado de conforto, vamos ao encontro com a democracia, depositar o nosso voto na urna e fazer a melhor escolha para as crianças que têm problemas de saúde e com sensibilidade ao atendimento e aos seus direitos.

No dia 06 de outubro em Cafelândia, ocorrerá essa seleção na Praça Brasília, das 08h às 17h, participe, convide seus familiares, amigos e conhecidos. Para votar, participar de todos os eleitores que votaram no Munícipio de Cafelândia, que devem levar o Título de Eleitor e um documento oficial com foto que inclui sua identidade.

Abraços e boas eleições,

     Junior Motter

Facebook Comments

Compartilhar

SOBRE O AUTOR

Maira Ribeiro

Maira Ribeiro

ARTIGOS RELACIONADOS

0 Comentário

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo??

ESCREVER UM COMENTÁRIO

ESCREVER UM COMENTÁRIO